segunda-feira, 11 de abril de 2011

Primeira sapatilha

 
 
Dias atrás perguntaram-me como era uma sapatilha de ponta. E qual a sua diferença para uma de meia ponta. E ainda o motivo pelo qual se via algumas bailarinas usando a ponta e outras não. E homens, não dançam na ponta? Dói? Enfim, colocar todas as perguntas que derivam de uma simples, não é muito viável. Vamos, então, fazer um resumão e esclarecer tudo.
A sapatilha chamada meia ponta é aquela bem flexível, que se vê nas aulas de ballet, jazz, e muitas outras. São fundamentais para iniciantes, ao passo que evitam o contato direto do pé com o chão e possibilitam uma maior precisão nos movimentos.
A chamada ponta é aquela mais dura, em geral feita de gesso - principalmente na parte dos dedos, a que chamamos caixa. Com ela temos a real possibilidade de ficarmos, literalmente, na ponta dos dedos - veja bem, eu disse dos dedos, não dos pés.
A sapatilha de ponta é tida como a maioridade das bailarinas. Ou seja, depois de muito treino para fortalecer o pé, principalmente, uma bailarina poderá subir na ponta. E todas, sem excessão, ficam doidas para que esse dia chegue.
A história da ponta é bem bonitinha, digamos: foi criada para dar leveza à bailarina, para que ela parecesse voar. Mas a beleza da história não exclui em nada o tamanho da dor. Sim, dói muito. Mas, ainda assim, é impossível tirar o prazer que se sente em cima de uma sapatilha de ponta.
A ponta ainda possibilitou a evolução da dança. Com ela foi possível criar os movimentos hoje conhecidos como piruetae fouette.
E homens dançam na ponta? Bom, antigamente eu responderia com firmeza: Não! Homens, originalmente, dançam com sapatilhas meia ponta. A leveza fica por conta só da bailarina.
Mas, por que eu disse que antigamente eu responderia assim? Deixa eu tentar explicar dessa maneira: tem um grupo de ballet que anda dançando ballet de repertório por aí. E são homens. Todos homens. Isso mesmo, não estou brincando.
Les Ballets Trockadero de Monte Carlo são homens dançando, fazendo papeis de mulheres, usando sapatilha de ponta e vestidos. Representam muito bem, diga-se de passagem.
A companhia surgiu da iniciativa de alguns bailarinos que, cansados das cobranças rígidas das escolas em geral, decidiram fundar um grupo para representar obras consagradas, porém com um diferencial: o humor. É uma companhia que satiriza as escolas tradicionais, deixando os espetáculos mais divertidos do que nunca.
Por isso, hoje em dia, ponta não é coisa só de bailarina!
Au revoir

10 comentários:

  1. quantos anos demora para ir na sapatilha de ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ou menos 2 anos para a meia ponta ficar fortalecida,mais tem que fazer todos os dias exercicios para a ponta

      Excluir
  2. adoro ballet , mas aqui na minha cidade todas as aulasd de ballet tem que pahar e eu não tenho dinheiro pra pagar é mt caro =(

    ResponderExcluir
  3. sou bailarina a um ano e meu sonho é entrar na sapatilha de ponta mas não sei quanto tempo demora eu queria saber pra não ficar tão ansiosa :)se puder me respnde aii ta bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ou menos 2 anos para a meia ponta ficar fortalecida,mais tem que fazer todos os dias exercicios para a ponta

      Excluir
  4. Quanto tempo demora para começar a usar a sapatilha de ponta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ou menos 2 anos para a meia ponta ficar fortalecida,mais tem que fazer todos os dias exercicios para a ponta.

      Excluir
  5. Ameeeeeeeeeeei , eu danço adoro dançar

    ResponderExcluir
  6. Dói muito agente fica super ancilosa e tudo mais, mas depois é um sacrifício tenho 10 anos e usa a ponta a 1 ano no começo era uma tortura mas agora nao dói tanto
    So digo isso dói e dói mesmo

    ResponderExcluir